sábado, 21 de setembro de 2013

Rui Machado sagra-se pela 3ª vez na carreira Campeão Nacional Absoluto


(Foto Fernando Correia/FPT)

Rui Machado, melhor português de sempre e que atualmente ocupa a 303ª posição do ranking ATP, sagrou-se campeão esta tarde e conquistou assim o seu 3º título de Campeão Nacional Absoluto ou também denominado de Taça Guilherme Pinto Basto, prova disputada no CT Estoril e que distribui 8400 € em prémios monetários.

O jogador algarvio que era o 1º favorito ao título levou de vencida o 2º cabeça de série João Domingues, 565º mundial, pelos parciais de 7-5 e 6-1 na decisão do torneio. No 1º set Machado ainda dispôs da vantagem de 4-0 e 5-2 mas deixou-se a igualar a 5 jogos para depois disparar definitivamente no marcador. Rui, campeão em 2005 e 2008 e agora 2013, prestou declarações ao site da Federação Portuguesa de Ténis.

"Ser campeão nacional absoluto é sempre uma honra e é um primeiro passo para relançar a carreira." Relativamente ao encontro, Rui comentou "A partir do 3-0/4-0 (...) não estive bem fisicamente, provavelmente não consegui fazer totalmente a digestão. Tive momentos de sofrimento no primeiro 'set', mas tive depois a capacidade de gerir esse cansaço extra e acabei por ganhar. No segundo 'set', opções táticas diferentes permitiram que não me desgastasse". Quanto ao seu adversário, Rui Machado deixou um elogio a João Domingues, considerando-o "um jovem com talento", que "aproveitou muito bem" a sua quebra física a meio da partida.

Próximo torneio

Rui Machado teve também a boa notícia de ter entrado no Challenger de Sibiu, na Roménia, prova que distribuiu 64 000€ em prémios monetários jogada sobre terra batida, onde se encontrava mais de 20 lugares fora do quadro principal. O algarvio tem como adversário na 1ª ronda o polaco Grzegorz Panfil, nº344 do mundo. A partida deverá realizar-se somente na terça feira.

Boa sorte Rui !

1 comentário: