sábado, 26 de março de 2011

Rui Machado fenomenal, vence Teixeira e torna-se campeão do Challenger de Marrakech!









Rui Machado, nº102 mundial, venceu há instantes a final do Challenger de Marrakech diante Maxime Teixeira, 267º mundial, por duríssimos 6-3 6-7 (7) e 6-4 ao cabo de 2H19m e tornou-se assim campeão da prova marroquina, num embate que poderia ter sido resolvido em 2 sets apenas. Rui, treinado agora por André Lopes, defendeu assim os 80 pontos de Nápoles e com este triunfo em Marrakech ganha 10 pontos líquidos para o seu ranking ATP. Parabéns Rui!



O jogo:

Rui Machado entrou muitíssimo bem em jogo, um break de entrada e um break no último jogo da 1ª partida bastaram para levar de vencida o set por 6-3, o algarvio não teve nenhum break-point contra e aproveitou 2/3 break-points que dispôs, isto no 1ºset.


Na 2ª partida Rui entrou com o pé esquerdo e sofreu break de entrada, mas de imediato respondeu com um contra-break igualando assim a contenda, o placar marcava 6-3 1-1. Os jogadores mantiveram seus respectivos jogos até ao 6-6, o set teve de ser decidido no tie-break. Rui conseguiu uma vantagem importante de 4-2, mas permitiu a recuperação, Maxime Teixeira dispôs de um set-point a 5-6 mas Rui salvou com autoridade e de seguida teve match-point para fechar o encontro mas o francês com um excelente serviço e com bons desequilíbros virou o jogo e levou o set por 7-6 com 9-7 no tie-break.


Rui entrou determinado na 3ª partida e por muito pouco não quebrou de entrada o serviço ao gaulês. Não foi no jogo de entrada foi no 3º jogo do 3ºset com Rui a quebrar Teixeira, avançando assim para 2-1. Machado voltou a quebrar o serviço do francês no 9º jogo e de seguida serviu para fechar o encontro mas não conseguiu fazê-lo com sucesso, o opositor contra-breikou e de seguida diminuiu ainda mais a vantagem do português para 5-4, Rui tinha mais uma oportunidade para vencer o challenger de Marrakech. Desta vez Rui não tremeu e fechou o jogo com um excelente serviço, com um ás, o placar apontava 6-3 6-7 (7) 6-4 favorável ao português! Mais uma vez Machado teve uma excelente percentagem de 1ºs serviços, com 79% desta vez, ganhou 5/8 break-points e salvou 3/5 break-points que teve contra.


Rui e seu treinador André Lopes comentaram este sucesso:

Rui:"  Consegui manter um nivel de jogo elevado durante toda a semana e onde fui muito forte, principalmente no capítulo mental. Estou seguro que foi mais um passo em frente na minha carreira e dá-me ainda mais motivação para continuar a trabalhar com todo o empenho que tenho mantido até agora."


André Lopes: "Tanto eu como o Paulo Figueiredo (preparador físico) estamos muito satisfeitos com o que o Rui produziu durante toda a semana e por outro lado bastante motivados para continuar a melhorar e potenciar tudo o que o Rui tem trabalhado nestes últimos tempos, tanto no físico como no court. Foi um teste passado com distinção e um bom tónico de confiança e motivação."







Rui junta mais um título ao seu palmarés


Depois de títulos em challengers em Meknes e Atenas em 2009, e de Nápoles e Assunção em 2010, Machado estreou-se nos títulos em 2011 ao vencer o challenger de Marrakech, este é o seu 5º título internacional em provas challenger.


Rui descansa agora 4 dias e volta para atacar Casablanca

Machado irá voltar a Portugal para descansar 4 dias e depois volta a terras marroquinas mas desta feita para disputar o ATP World Tour 250 de Casablanca.


Bom descanso e muitos parabéns por esta vitória!

Sem comentários:

Publicar um comentário