quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Rui Machado ganha jogo de raça e emoção em Melbourne Park e está na 2ª ronda do qualifying do Australian Open


         


Rui Machado, ex top-60 do mundo e atualmente na 262ª posição, estreou-se da melhor maneira no ano de 2014 ao conseguir uma dura vitória na 1ª ronda do qualifying do Open da Austrália, prova jogada sobre piso rápido e que distribui prémios monetários altíssimos, cerca de 16 milhões de dólares, disputada em Melbourne Park.

O tenista português suou muito para levar de vencida o holandês Boy Westerhof, nº242 mundial, pelos parciais duríssimos de 4-6 7-6 (2) e 6-4 ao cabo de umas longas 2H25m de embate. Um jogo realmente impróprio para cardíacos com tantas oscilações no resultado mas que felizmente caiu para o lado do algarvio.

O jogo:

No 1º set Rui foi o primeiro a conseguir o break e adiantou-se para 3-2 mas de imediato o tenista holandês contra-breikou e deixou de novo tudo em aberto. A servir a 4-5, o jogador algarvio tremeu e cedeu o seu saque em "branco" para entregar o set inicial ao seu opositor

O 2º set abriu da mesma forma mas com o jogador luso a aguentar o break conseguido no 5º jogo até ao 5-4, altura esta onde viria mesmo a ceder uma vez mais o seu serviço de maneira a que Westerhof igualasse a 2ª partida a 5 jogos. O jogador holandês ainda adiantou-se para 5-6 mas Rui conseguiu empatar a partida e jogou-se então o tie-break. Entre a espada e a parede, Machado levou de vencida o seu adversário por 7-2 e adiou tudo para uma 3ª e decisiva partida.

Como não poderia deixar de ser, o 3º set foi uma vez mais cheio de emoção. Ora vejamos: Rui adiantou-se para 3-1. Insatisfeito com este resultado, Westerhof puxa das "canetas" e adianta-se mesmo para 3-4 com um break à maior. Para finalizar o enorme guerreiro faz uma sequência de 3 jogos consecutivos (no 1º dos 3 ainda enfrentou game-points favoráveis ao opositor e no 2º viu-se em desvantagem por 15-30) e fecha a partida  no saque do adversário em branco com o parcial de 6-4.

Nota ainda para os 3 ases de Rui Machado e os 5 break points concretizados em 13 oportunidades e de anotar também o facto do português ter conseguido 108 pontos ao longo do jogo contra os 109 do holandês.

2ª ronda do qualifying do Australian Open

No embate da 2ª ronda do torneio australiano, Rui Machado vai encarar o italiano de 32 anos Potito Starace, 28º cabeça de série e nº153 ATP, que bateu o indiano Yuki Bhambri, ex-nº1 mundial júnior e atualmente na 172ª posição, pelos parciais de 6-3 1-6 e 6-2. A partida entre o português e o transalpino só se deverá realizar na próxima sexta feira.

Boa sorte Rui !

Sem comentários:

Enviar um comentário