domingo, 20 de outubro de 2013

Rui Machado arrecada título no Future de Guimarães




Rui Machado, nº308 do mundo, conquistou neste final de tarde o título no Future de Guimarães, prova que distribui 10000 $ dólares em prémios monetários jogada sobre piso rápido e que oferece 18 pontos ao campeão.

O atual campeão nacional, Rui Machado, que defendia o estatuto de 2º cabeça de série, defrontou o 6º pré designado o holandês Miliaan Niesten, nº459 ATP, jogou esta tarde a sua 5ª final da temporada. O jogador português venceu a partida com os parciais de 5-7 6-1 3-0 e desistência do holandês a cabo de 2 horas de encontro. O algarvio conquistou o 4º título da época (todos eles de categoria Future) e o seu 19º título de carreira (11 futures+8 challengers). Machado conquista também 18 pontos ATP o que na atualização do ranking da próxima semana (dia 28) o deverão colocar dentro do top 280.

O jogo:

Rui começou por entrar na partida com um break mas viu o tenista holandês vencer os próximos 4 jogos para se ver em desvantagem por 1-4. O algarvio reagiu e tal como o seu opositor, também ele venceu 4 jogos consecutivos para se adiantar para 5-4 e ter a oportunidade de fechar o 1º parcial. Quando tudo parecia bem encaminhado para o luso, Niesten puxou dos galões e quebrou por duas vezes o saque ao Rui para fechar com 5-7 a seu favor.

Depois de um 1º set mal perdido, Rui ainda permitiu o 0-1 na 2ª partida ao adversário mas 6 jogos consecutivos dissiparam todas as dúvidas quanto ao vencedor do 2º set.

No set decisivo o jogador treinado por André Lopes adiantou-se para 3-0 e viu Miliaan Niesten ser forçado a abandonar o encontro.

Rui no final do embate:“O meu adversário entrou a jogar muito bem tácticamente em função das condições de jogo e eu demorei muito tempo a reajustar a minha estratégia. Apesar de ter tido oportunidades durante o primeiro set, não as consegui aproveitar mas pelo menos consegui fazer um set muito exigente fisicamente, que juntamente às melhorias que tive nos vários capitulos, fizeram com que o adversário não suportasse a exigência do jogo e cedesse no terceiro set. Vou-me dedicar a recuperar bem para o próximo torneio aqui em Guimarães, que será a minha ultima competição ATP da temporada.”

Próximo torneio

Na próxima semana Rui permanecerá por Guimarães para jogar mais um Future. Este será o último torneio da temporada de Machado, segundo o próprio. Esperemos que consiga o seu segundo título consecutivo o que era sem dúvida uma grande forma de acabar uma temporada.

Boa sorte Rui !

Sem comentários:

Enviar um comentário