sábado, 18 de setembro de 2010

Portugal vence em pares e adianta-se na eliminatória



Frederico Gil e Leonardo Tavares estiveram irrepreensíveis ao longo de todo o primeiro parcial e não deram quaisquer chances a Amer Delic e Aldin Setkic. Depois do empate a 1 jogo, os portugueses quebraram o serviço de Delic, primeiro, e depois o de Setkic, alinhando ainda dois jogos em branco a servir, um deles para fechar o set.

O segundo parcial foi um pouco mais complicado mas, ainda assim, nunca esteve em perigo a supremacia portuguesa. O par luso esteve a vencer por 4-2, mas permitiu o empate que parecia relançar as contas do set. No momento crítico, e motivados pelo apoio do ruidoso público que hoje se deslocou ao Jamor, os portugueses voltaram a superiorizar-se e fecharam os dois últimos jogos com autoridade.

A toada parecia manter-se na terceira partida, mas tudo se complicou de um momento para o outro. Frederico Gil sentiu-se indisposto e chegou a pairar no ar a hipótese de o par português desistir do encontro. Gil aguentou-se e até foi Leonardo Tavares quem comprometeu um pouco na recta final do set, com erros incaracterísticos. Um smash falhado com 4-5, 0-15 foi o princípio do fim do set
No quarto set, Gil apresentou-se já fisicamente melhor e Leonardo conseguiu reencontrar o seu ténis. O par português conseguiu um break logo de entrada, mas permitiu a recuperação aos bósnios. A 2-3, Leonardo ainda enfrentou um perigoso break-point, mas um belo serviço seguido de um smash de Frederico Gil afastaram o perigo.

Na sequência, os portugueses conseguiram mesmo um segundo break e não mais largaram o comando das operações, selando este terceiro jogo no serviço de Leonardo, com dois ases.

Portugal retoma, assim, a liderança no marcador, encontrando-se agora a vencer por 2-1 ao cabo do 2º dia. Amanhã caberá, em princípio, a Frederico Gil a tarefa de tentar garantir desde logo a subida ao grupo I da zona euro-africana, no 1º singular que o porá frente-a-frente com Aldin Setkic pelas 11horas, seguindo-se de imediato o embate entre Rui Machado e Amer Delic.


PORTUGAL  2-1  BÓSNIA-HERZEGOVINA




Sexta-feira (11 horas):
Jogo 1: Frederico Gil vs Amer Delic:  6-3 6-4 6-7(14) 3-6 9-7

Jogo 2: Rui Machado vs Aldin Setkic:  4-6 3-6 6-1 1-6


Sábado (14 horas):
Jogo 3: Frederico Gil/ Leonardo Tavares vs Amer Delic/ Ismar Gorcic: 6-1, 6-4, 4-6 e 6-4


Domingo (11horas):
Jogo 4: Frederico Gil vs Aldin Setkic

Jogo 5: Rui Machado vs Amer Delic

Sem comentários:

Enviar um comentário