sábado, 21 de abril de 2012

Rui Machado ganha batalha e vai à final do Challenger de Roma





Rui Machado, nº96 mundial e melhor português de todos os tempos, venceu na manhã de hoje diante Jan Hajek, 140º ATP, pelos parciais de 4-6 6-2 e 7-6 (8) ao cabo de 2H48m de jogo, e está na final do Challenger de Roma em terra batida, prova que oferece 80 pontos ao campeão e distribui 30,000€ em prémios monetários. Rui Machado salvou 3 match-points consecutivos quando perdia por 3-6 no tie-break do 3º e último set num encontro impróprio para cardíacos.

Machado está assim na sua primeira final da temporada e também na sua primeira desde Setembro de 2011, quando conquistou o título no Challenger de Poznan.

Rui Machado mostrou-se muito feliz por esta grande vitória:

“Hoje foi uma grande batalha onde não foi preciso apenas ténis nem fisico mas tambem coração. Estive várias vezes por baixo no resultado mas nunca deixei de acreditar e ter ganho o encontro desta forma dá-me ainda mais confiança para continuar a encarar os encontros com este espírito. ”



O jogo:

1ºset:

Machado entrou bem na partida e chegou à vantagem de 4-2 porém o checo Hajek teve uma belíssima reação e fez 4 jogos consecutivos para selar a vitória no 1º parcial por 4-6 ao cabo de 57 minutos de jogo.

2º set:

O 2º set nem começou muito bem para Machado que foi quabrado logo no 1º jogo mas o português puxou dos galões e fez uma série de 4 jogos consecutivos desde o 2-2 até fechar com 6-2 com alguma facilidade.

3º set:

Toda a emoção viria a acontecer no 3ºset. Hajek teve sempre na liderança do marcador, serviu duas vezes para fechar o encontro (a 4-5 e a 5-6) mas Machado deu tudo o que tinha dele e conseguiu levar a partida para um decisivo tie-break. Hajek entrou sem dúvida melhor, avançou rapidamente para 1-5 e depois chegaram os 3 match-points favoráveis ao checo com o resultado em 3-6. Mas Rui Machado com uma raça tremenda salvou os três match points seguidos e aproveitou o seu terceiro ponto de encontro para se qualificar de forma impressionante para a sua primeira final do ano.

Final de Roma

Na final de amanhã, o número um luso vai medir forças com o vencedor da segunda meia-final, que se disputa entre os jovens Dusan Lajovic e Roberto Bautista-Agut.

Boa sorte Rui!

Sem comentários:

Enviar um comentário