domingo, 6 de março de 2011

Rui Machado fabuloso dá vitória a Portugal


Portugal garantiu a passagem à segunda eliminatória do Grupo I da zona Europa-África da Taça
Davis BNP Paribas, a decorrer no Jamor. Com a vitória de Rui Machado (94.º ATP) sobre Lukas Lacko (119.º) por 6-4, 3-6, 6-4 e 6-0, Portugal garantiu a vantagem decisiva de 3-1. Apesar de a contenda estar decidida, os capitães decidiram jogar o quinto e derradeiro embate, tendo Pedro Cordeiro chamado João Sousa, que encerrou o triunfo luso em 4-1.


Machado, que ao longo do encontro concretizou oito quebras de serviço contra quatro do seu adversário, não escondeu a grande satisfação por mais uma vitória: “A sensação de dar a Portugal o ponto da vitória é excelente, durante o jogo tentei ir buscar referências à nossa vitória com a Eslovénia em que subimos para o Grupo I. As condições eram similares e ajudaram a acreditar na vitória.”

Para o tenista algarvio as vitórias do primeiro dia de prova foram decisivas para o sucesso final “O jogo de sexta foi muito importante para o dia de hoje. Trazíamos uma vantagem bastante confortável. Sentia-me favorito para hoje – este é o meu piso, o meu país, o meu clube.”

Quanto à próxima eliminatória, Machado fala com alguma cautela: “Ainda não pensei muito na eliminatória na Suíça, tem sido tabu no balneário. Vamos jogar fora e quanto a mim não vamos ser favoritos e não podemos escolher o piso. A equipa deles com o Federer é muito forte e sem ele continua a ser difícil mas talvez com mais hipóteses para vencer.”

“Quero também fazer um agradecimento especial à Federação que nos deu um apoio incansável 24h sobre 24h, espero que esta equipa se mantenha por muitos mais anos” – finaliza o tenista português.

Rodrigo Mensurado, vice-presidente da FPT, considera que “quer o Rui quer o Gil tiveram 2 encontros fantásticos” e que o “o trabalho é deles e os parabéns vão para os jogadores.”

No quinto e último encontro da eliminatória foi a vez de João Sousa entrar em acção diante de Martin Klizan com mais uma postura vencedora por desistência do adversário. No segundo set o resultado era de 6/2 e 4/1 quando o jogador eslovaco abandonou lesionado no ombro.

Fonte: (in fpt)


Resultados da eliminatória:

4 de Março:

Frederico Gil vs Lukas Lacko - 6-1 6-1 6-2

Rui Machado vs Martin Klizan - 6-4 6-4 1-6 2-6 6-4


5 de Março:

Filip Polasek e Michal Mertinak vs Leonardo Tavares e Frederico Gil - 6-3 6-4 1-6 6-1


6 de Março:

Rui Machado vs Lukas Lacko - 6-4 3-6 6-4 6-0

João Sousa vs Martin Klizan - 6-2 4-1 ret.

Sem comentários:

Enviar um comentário